quinta-feira, 24 de junho de 2010

9º Encontro - Jesus inicia sua missão / Festa junina

Acolhida: Como foi a Semana? Cumprimos o compromisso da semana passada? Ser como Jesus ?
Oração Inicial: Ave Maria
Trabalhando o tema:
Vivemos nesse mês uma grande festa, alguém sabe qual é? Festa Junina. Sabem por que temos festa junina? Vamos saber hoje, antes de tudo temos que conhecer um Santo muito especial, São João Batista.
Os pais de João Batista eram Zacarias e Izabel, era um casal idoso, porém sem filhos. Isabel era estéril, idosa, sem condições de ser mãe. No mundo judeu, o fato de não ter um filho para carregar seu sobrenome ter uma descendência era visto como um grande castigo. Zacarias era sacerdote, e um anjo disse que Deus havia atendido suas preces, porém Zacarias achou graça, e disse que era impossível, então o anjo lhe deu um sinal, ele ficaria surdo e mudo até que isso acontecesse; e Izabel ficou grávida, só então ele voltou a falar e ouvir.
No sexto mês de gravidez, Izabel recebeu a visita de sua prima Maria, a mãe do último profeta do Antigo Testamento ser visitada pela mãe do profeta dos profetas, o Filho de Deus; seu bebê saltou em seu ventre de alegria.
Izabel deu a luz em 24 de junho, os vizinhos acenderam fogueiras em sinal de júbilo e para terem luz para a festa e as conversas. Um filho não é patrimônio somente da família: pertence a toda a comunidade e a festa é de todos (Lc 1,57-67).
Eles não sabiam que nome dar ao menino; Pela tradição, seria Zacarias, o nome do pai. Nos tempos da Bíblia, o nome era muito importante, pois indicava a vocação de uma pessoa; Izabel disse que o anjo tinha dito outro nome, João é o seu nome. O nome João significa “Deus teve compaixão”.
A festa junina é em comemoração aos dias dos Santos: Santo Antônio, São João e São Pedro; usa-se roupas caipiras, porque os o nordeste costuma agradecer anualmente a Deus pela chuva e boa colheita com festas, como é época de milho, as comidas são feitas com milho, é uma tradição, também temos a tradicional fogueira, que como foi dito, no nascimento de João as pessoas ascenderam fogueiras em sinal de júbilo, temos também as bandeirinhas, das quais antigamente as bandeiras dos Santos eram abençoadas e a comunidade passava embaixo delas, hoje ficaram menores para enfeitar a festa.
João Batista anunciou Jesus, e o batizou.
Vocês têm fotos do seu batismo? O que acontece no Batismo?
Vamos ler Lc. 3,21 e responder:
Qual foi a frase que o Pai disse no momento o Batismo de Jesus?
Resposta: "Este é meu filho amado"
Jesus foi Batizado ni rui Jordão por João Batista, nós nos tornamos filhos muito amados por Deus pelo Batismo.
O batismo é sinal da graça de Deus que age dentro de nós. O Batismo nos leva a ter uma nova vida, como filhos de Deus, é por meio dele que começamos nossa vida Cristã.
Jesus, após ser batizado, saiu pra pregar a palavra de Deus, Ele percorreu a Palestina. Vamos ler Mt.4,23-25
Oração final: Espirito Santo

sexta-feira, 18 de junho de 2010

8º Encontro - Infancia de Jesus

Os anos de silêncio em Nazaré da Galiléia

Acolhida: Como foi a Semana? Cumprimos o compromisso da semana passada de acolher bem as pessoas?

Oração Inicial: Espírito Santo

Trabalhando o tema:
Vimos que Jesus veio ao mundo como nós, nasceu como humano, o que antes era verbo, agora se fez homem e veio habitar entre nós.
Quando Jesus veio ao mundo, ele nasceu da Virgem Maria e com o passar dos anos, ele foi se desenvolvendo como qualquer criança, descobrindo as coisas, aprendendo a falar, andar, etc. Como todos nós. Ninguém podia imaginar que o “filho do carpinteiro” fosse Deus.
Naquela época era costume apresentar a criança no templo, lugar de oração; assim como hoje quando nasce uma criança, os pais a trazem para a igreja e o Padre apresenta essa criança para a comunidade.
Quarenta dias após o nascimento do Menino, Maria e José levaram-no a Jerusalém (vamos ver o mapa na pg 6) para o apresentarem ao Senhor, aconteceu um fato, havia em Jerusalém um velho, chamado Simeão, homem justo e temente a Deus, a quem o Espírito Santo tinha revelado que não morreria antes de ter visto o Salvador. Levado por inspiração divina, Simeão foi ao templo. Recebeu o Menino Jesus nos a Deus, noite e dia, em jejuns e orações. seus braços e louvou a Deus, dizendo: "Agora posso morrer em paz porque os meus olhos viram o Senhor".
Também havia em Jerusalém uma piedosa viúva de 84 anos, chamada Ana. Servia apareceu também nessa ocasião e pôs-se a louvar ao Senhor.
Então depois de Maria e José apresentar Jesus no templo eles partiram de volta para Nazaré (vide mapa pg6), cidade em que Maria morava quando engravidou. A Sagrada família, então ficou morando em Nazaré.
Nazaré já estava nos planos de Deus, ela era uma cidade muito pequena, e os moradores eram humildes, simples, viviam basicamente da agricultura, vinha e oliva e muitos esperavam que Salvador iria vir meio a riqueza, mas Deus mostrou que a simplicidade e o coração puro é mais precioso.
Como Deus tinha preanunciado através dos profetas, Jesus ia-se chamar Nazareno, que em grego quer dizer consagrado por excelência; e por Ele viver em Nazaré com seus pais, Jesus ficou conhecido como Jesus de Nazaré.
Quando falamos em anos de silencio, é porque Jesus estava se desenvolvendo como criança, Ele cresceu, estudou, ia à Sinagoga (lugar religioso dos judeus, como se fosse uma igreja), ajudava seu pai na carpintaria, ouvia e seguia os ensinamentos de sua Mãe, era obediente e esforçado.
Mesmo pequeno, com 12 anos ele sabia de sua missão. Vamos ler Lucas 2,42-50
Nessa leitura podemos ver que Jesus começa a preparar seus pais de que ele tem uma missão a cumprir, a de Salvador. Maria muito atenta, guarda consigo as palavras de Jesus. E Jesus viveu sua infância e juventude obediente aos seus pais até tornar-se adulto.
Brincadeira da Família ( O pai mandou ):
Temos que ser obedientes aos nossos pais, vamos brincar de “O pai mandou”, a catequista vai dizer algo para todos fazerem e se ela disser o pai mando antes da ação todos tem que fazer, porém se ela disser somente a ação não é pra fazer. Exemplo: O pai mando pular ( todos devem pular ), e sentar ( não podem sentar ), as crianças que errarem vão saindo.
Lista de ações:
O pai mandou pular,
O pai mandou correr,
O pai mandou parar,
Agachar
O pai mandou ficar com um pé
Com o outro
O pai mandou balançar a cabeça
O pai mandou balançar os braços
Agora os pés
O pai mandou imitar sapo
O pai mandou assoviar
O pai mandou bater palmas
E bater os pés
O pai mandou dançar
O pai mandou levantar os braços
O pai mandou cutucar o amigo
Abraçar
O pai mandou pular pra esquerda
Pra direita
O pai mandou imitar um avião
uma borboleta
O pai mandou abraçar
O pai mandou dar as mãos
Pular

terça-feira, 15 de junho de 2010

Simbologia de Imagens

Todos admiramos belos quadros, na igreja a imagem é uma forma de representar, homenagiar e lembrarnos das pessoas que por ela viveram.
Quando representamos algo Santo, Biblico é importante que a imagem seja representada conforme as escrituras, e não só isso, as imagens são retratadas de forma que a luz não origine de algum lugar, mas sim do próprio Santo que nela está sendo representado.
Na imagem de Jesus, é comum ter na aureula as letras WON,siguinifica que Deus está presente na imagem de Jesus, ou seja Cristo é o ícone visível de Deus para nós. Deus Pai se revela como aquele que existe, "Aquele que é" (conforme Ex. 3,14; Apoc 1,8), é o ícone do Deus invisível (conforme Col 1,45), Cristo é antes de tudo e tudo nele subsiste, como alguns iconógrafos entendem (conforme Col 1,17) e a forma grega de se escrever é OWN.
Mais uma curiosidade é quando as siglas MO OY e IC XC que são abreviações em grego para indicar a Mãe de Deus (MP OY) e Jesus Cristo (IC XC).

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Encontro 3º Etapa – Corpus Christi



Acolhida: Nessa semana vivemos um momento especial na Igreja, alguém sabe qual foi? A Solenidade de Corpus Christi.
Alguém participou da procissão da Quinta-feira Santa ?
Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.

Curiosidade: Corpus Christi é dia santo, dia de celebração do Corpo de Cristo. É costume nesse dia, enfeitar-se as ruas de algumas cidades, em honra do Rei Divino que passará na forma de Pão Eucarístico Além de uma prova de carinho, é uma demonstração pública de fé.

Vamos saber um pouco mais da história.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo, que é a hóstia consagrada no ostensório.
O ostensório ou custódia: Em latim, ostendere significa mostrar. O ostensório serve para expor o Santíssimo Sacramento à adoração pública. Na bênção do Santíssimo, na procissão de Corpus Christi e em outras cerimônias, o padre introduz no centro do um suporte, onde se encontra a hóstia consagrada. O ostensório é tem a forma de um sol resplandecente, no centro do qual brilha o Sol divino, que é nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Sagrada Hóstia.
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro da Igreja, o próprio Cristo.

Atividades:

1)Leia Hb 13,15 e encontre com é chamado o Santo Sacrifício da Missa, quando Jesus se dá como alimento para nós.
R: Sacrifício de Louvor
2)Leia Mt 26,26 e 1 Cor 11,24 e responda: O que Jesus fez com o pão, para demonstrar, sua comunhão com os homens?
R: Repartiu o pão
3)A refeição é um momento de “alegria comum”, é memorial a Ceia de Jesus com os apóstolos, conte como é as refeições em sua casa.
4)Vamos ler e escrever abaixo o que diz Mc 14,22
R: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”

Figuras da Eucaristia no Antigo e no Novo Testamento, vamos completar :

Ceia Pascal: A pedido de Deus, o povo de Israel deveria repetir a cada ano como lembrança ou memorial da libertação do jugo dos egípcios. (Lev 23, 4 - 14)

O Maná: Deus alimentou o povo hebreu durante 40 anos no deserto com o maná. (Ex 16, 4 - 36)

As duas multiplicações dos pães: Mt 14, 13 - 21 e Mt 15, 29 - 39

Promessa da Eucaristia por Jesus Cristo: Jo 6, 35 - 51


Brincadeira: Verdade ou Mentira
Nessa brincadeira pode-se ou não separar duas turmas e marcar pontos ou somente fazer com todos os Catequizandos.
È uma brincadeira de afirmativas, que podem ou não estarem corretas. O catequista faz a afirmação e as crianças devem dizer Verdade ou Mentira.

1)Corpus Christi é dia santo, dia de celebração do Corpo de Cristo ( Verdade)
2)É costume nesse dia, enfeitar-se as ruas de algumas cidades, em honra ao Padre. (Mentira é em honra do Rei Divino)
3)È na festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pela vida. ( Mentira é pelo dom da Eucaristia)
4)A procissão, em honra do Rei Divino que passa pelas ruas com o Pão Eucarístico (Verdade)
5)A Eucaristia é o próprio Senhor que se faz presente. ( Verdade )
6)O Senhor se faz presente na Eucaristia como remédio de nossa alma. (Verdade)
7)A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira sexta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. (Mentira é na quinta-feira após a Santíssima Trindade)
8)A celebração de Corpus Christi normalmente tem início com a missa. (Verdade)
9)Após a missa normalmente se faz a procissão e todos podem ir embora ( Mentira se encerra com a benção do Santíssimo)
10)Santíssimo é o ostensório. (Mentira é a Hóstia Consagrada )
11)O ostensório serve para expor o Santíssimo Sacramento à adoração pública. (Verdade)
12)O ostensório é tem a forma de lua resplandecente, no centro do qual brilha o Sol divino, que é nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Sagrada Hóstia. (Mentira é em forma de Sol)
13)A Eucaristia é só mais um símbolo de vida cristã. Nela está contido todo o tesouro da Igreja, o próprio Cristo. (Mentira A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã )


Oração Final : Pai Nosso