segunda-feira, 2 de agosto de 2010

12º Encontro Dia dos Pais

Dia dos Pais

Acolhida: Amanhã é um dia muito especial, comemoramos o dia dos Pais. Temos nosso Pai do céu que está conosco em todos os momentos de nossa vida, nos olhando e protegendo; também temos um pai que nos deu a vida junto com nossa mãe.

Oração Inicial: Espírito Santo

Trabalhando o tema:
Bem, sem o Pai não seria possível o nosso nascimento, muitas pessoas já têm o pai falecido, ou tem pais adotivos, padrastos, tios ou padrinhos que são como verdadeiros pais.
È por isso que nesses dias de comemoração do dia dos pais e dia das mães, lembramos de família e como as pessoas que moram conosco são importantes, tem uma música que diz: “tua família, volta pra ela, tua família te ama e te espera”. Quantas vezes não nos dá vontade de sumir, fugir de casa para não ter que obedecer os pais ou ouvir o que eles tem para nos dizer, mas na verdade essa vontade vem somente em tempo de nervoso ou aborrecimento por alguma coisa que nossos pais nos disse e que nós não gostamos, e esquecemos que tudo que eles nos diz é para o nosso próprio bem.
Imaginem uma pessoa muito muito querida, não precisa dizer o nome, agora imagine essa pessoa bem longe de você, em outro pais que não tem como você conversar com ela, agora imagine os dias se passando e você não receber nenhum oi dessa pessoa que você gosta tanto, qual a sensação ? Tristeza, solidão, etc. Pois é assim que nossos pais se sentem quando nós não damos um bom dia, quando a gente chega da escola e se tranca no quarto.
Vamos então parar e pensar como estamos agindo com nosso pai, ou na falta dele como estamos agindo com as pessoas que moram comigo?
Antigamente os filhos pediam benção para os pais, ágüem faz isso em casa? Então, quando a gente pede benção para os pais antes de sair e eles dizem Deus te abençoe, quer dizer que eles estão intercedendo à Deus para acompanhar vocês, quem ainda n ao faz tenta começar, porque apesar se parecer pouco, é muito importante essa benção de nossos pais, pois eles são nossos protetores enviados por Deus aqui na terra.
Agora vamos escrever duas metas para essa semana, exemplo: Vou abraçar meus pais 2 vezes por dia, vou beijar méis pais quando levantar, vou pedir benção para meus pais antes de sair de casa etc.

Um pouco de história:
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas, Sant’Ana, sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria.
num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., segundo a tradição cristã teria lhes nascido uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa Senhora, Soberana, traduzido para o latim como Maria.
Diz a tradição cristã que São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de doze anos.

Atividade: Vamos agora preparar um lindo cartão para nossos país, padrastos, avós ou aquela pessoa especial que mora conosco. Para quem tem o pai falecido pode dar o cartão para a mãe ou fazer uma linda oração e colocar na caixinha da igreja.



Oração final: Pai Nosso